Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Economia

BENEFÍCIO

​Trabalhadores já podem sacar cotas do PIS; em MT, mais de 340 mil ainda devem receber o benefício

Foto: Reprodução

​Trabalhadores já podem sacar cotas do PIS; em MT, mais de 340 mil ainda devem receber o benefício
A partir desta terça-feira (14), todos os trabalhadores com direito a cotas do PIS, referente à Lei 13.677/18, poderão sacar seu benefício independentemente da idade ou outro critério. São mais de 20 milhões de brasileiros com direito ao saque. O valor total disponível ultrapassa R$ 29 bilhões, que poderão ser sacados até 28 de setembro de 2018. Em Mato Grosso, mais de 340 mil trabalhadores devem fazer o saque.
 
Leia mais:
Mais de 340 mil mato-grossenses ainda não sacaram PIS/PASEP; saiba como receber
 
Tem direito às cotas do PIS o trabalhador cadastrado no Fundo PIS/PASEP entre 1971 e 4 de outubro de 1988 que ainda não sacou o saldo total de cotas na conta individual de participação.
 
A Caixa Econômica Federal orienta que os trabalhadores consultem o site para verificarem se possuem direito, o valor que têm a receber e os canais disponíveis para realização do pagamento. De acordo com a Caixa, em Mato Grosso 343.801 trabalhadores devem sacar o PIS, totalizando um valor de R$ 236.272.984.
 
Por meio do aplitativo CAIXA Trabalhador, que está disponível gratuitamente para download no Google Play ou na App Store, os beneficiários também podem consultar as informações. Basta clicar no link "Informações Cotas do PIS", informar o CPF ou NIS e a data de nascimento para saber se possui saldo de cotas do PIS. Para verificar o valor, é preciso informar também a senha internet.
 
Outras opções de atendimento aos trabalhadores são os terminais de Autoatendimento, por meio do Cartão do Cidadão, ou o internet banking para correntistas da CAIXA, na opção "Serviços ao Cidadão".
 
Herdeiros

Os beneficiários legais, na condição de herdeiros, poderão comparecer a qualquer agência da CAIXA, portando o documento oficial de identificação e o documento que comprove sua condição de herdeiro para realizar o saque.
 
Deverão ser apresentados o documento de identificação pessoal válido do sacador, o comprovante de inscrição PIS (opcional - caso os dados apresentados não permitam a identificação da conta PIS), e o documento que comprove a relação de vínculo com o titular, dentre os seguintes:
 
certidão ou declaração de dependentes habilitados à pensão por morte expedida pelo INSS;

atestado fornecido pela entidade empregadora (no caso de servidor público);

alvará judicial designando o sucessor/representante legal;

formal de partilha/escritura pública de inventário e partilha.
 

Saque por procuração

O saque poderá ser realizado pelo representante mediante procuração particular, com firma reconhecida, ou por instrumento público que contenha outorga de poderes para solicitação e saque de valores do PIS.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet