Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Economia

QUADRIMESTRE

Turismo gerou mais de 2.400 empregos no primeiro quadrimestre e Nigro vê crescimento em MT

Foto: Reprodução

Turismo gerou mais de 2.400 empregos no primeiro quadrimestre e Nigro vê crescimento em MT
O turismo no Brasil apresentou um saldo positivo de 2.762 postos de trabalho diretos no primeiro quadrimestre deste ano, com destaque para o mês de abril, com a geração líquida de 2.477 novos empregos. O estudo realizado pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) animou os empresários do setor.  Em Mato Grosso estes avanços também foram percebidos.
 
Leia mais:
Em busca de recursos para o turismo em MT, Nigro se lança à Câmara Federal
 
Para o representante do ‘Trade Turístico’ de Mato Grosso, o empresário do setor hoteleiro Luís Carlos Nigro, o crescimento, embora tímido, reflete a recuperação de alguns segmentos importantes da economia nacional. O estudo Empregabilidade no Turismo da CNC revela que o setor que mais empregou foi o de transporte.

“Mato Grosso é um exemplo claro deste cenário. Com a desoneração do ICMS [Imposto Sobre Circulação de Bens, Mercadorias e Serviços] do querosene de aviação, medida que resultou em importantes investimentos das companhias aéreas em Mato Grosso”, lembrou.
 
Quando esteve no comando da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso, Nigro participou ativamente da elaboração do programa Voe MT, que prevê a concessão de incentivos fiscais por meio da desoneração do ICMS do querosene de aviação.

“Não tenho dúvidas de que esse saldo positivo se deve às ações governamentais em sinergia com empresários, trabalhadores e clientes. O brasileiro ama viajar e, com a recente recuperação da economia brasileira, ele está mais animado”, observou Nigro.
 
A nova política de inventivos fiscais do Governo às companhias aéreas fez com que novas rotas fossem criadas em Mato Grosso. A medida contribuiu para o aumento de 1,5% no número de empregados no último mês de abril, se comparado com o mesmo mês do ano passado.

Exemplo desse crescimento é o novo vôo comercial direto para Cuiabá saindo de Barra do Garças, da Azul Linhas Aéreas, que também inaugurou a rota Barra-Cuiabá-Goiânia e trecho entre a Capital e a cidade de Sorriso. Em breve deverá começar a operar no trecho Cuiabá-Santa Cruz de La Sierra, visto que o Governo da Bolívia já autorizou o voo.
 
Já a companhia Asta inaugurou o voo de Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis e Primavera do Leste. A previsão é de que outras rotas sejam inauguradas ainda neste ano. Luís Nigro também vem trabalhando na proposta de concessão de cinco dos principais aeroportos do Estado. Uma audiência para discutir o tema está marcada para o próximo dia 19. A previsão é de que sejam investidos mais de R$ 800 milhões na ampliação e reforma dos terminais de Cuiabá, Alta Floresta, Sinop, Barra do Garças e Rondonópolis.
 
Por fim, o estudo ainda revela que o número de pessoas ocupadas no turismo atingiu, em abril deste ano, 2.926.568, com predominância dos empregos no segmento de hospedagem e alimentação - 1,9 milhão de pessoas ocupadas - e nos diversos meios de transporte de passageiros - 805 mil vagas. Juntos, ambos os grupos respondem por 92,7% da ocupação da mão de obra nos diversos segmentos turísticos.

“Temos que comemorar, especialmente porque o Centro Oeste e o Sudeste foram as regiões que mais geraram novos postos de trabalho no Brasil. E a tendência é continuar assim nos próximos meses”, concluiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet