Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 16 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Ucrânia espera suspensão voluntária de embarque de trigo até abril

A Ucrânia espera que os traders de grãos suspendam voluntariamente as exportações de trigo até a próxima primavera do hemisfério norte, depois de excederem o limite acordado de embarques de 5,5 milhões de toneladas, segundo um jornal local citando autoridades do Ministério da Agricultura nesta terça-feira.


A ex-república soviética, cuja safra caiu um terço este ano, recusou-se a suspender oficialmente as exportações de trigo, mas alertou os traders que "tomaria medidas" se os embarques ameaçassem o mercado doméstico.

"Em abril, quando nós virmos como ficará depois do inverno, planejamos considerar um possível aumento do volume (permitido) de exportações de trigo", disse o ministro da Agricultura, Mykola Prysyazhnyuk, ao jornal diário Kommersant Ukraina.

As autoridades dizem que as exportações de trigo não devem exceder de 5,6 milhões a 5,7 milhões de toneladas nos seis meses encerrados em setembro, e que os traders então trocarão por milho ou cevada.

"Nós esperamos que os traders não exportem mais trigo, como acordamos. Eles irão substituir por milho e outras commodities", disse Vitaly Sabluk, diretor do departamento de economia do ministério.

Alguns traders disseram que as exportações vão praticamente desaparecer, porque as tradings "preferem não enfrentar o ministério".

Mas alguns disseram que a ausência de um embargo formal nas exportações deixa a porta aberta para novos embarques.

A Ucrânia exportou um total de 11,9 milhões de toneladas de grãos nos primeiros cinco meses da temporada até o final de novembro, incluindo 5,516 milhões de toneladas de trigo, 4,5 milhões de milho e 1,8 milhão de cevada, disse o grupo UAC que reúne a indústria.

A Ucrânia prevê colher 46 milhões de toneladas de grãos neste ano, e o ministério tem dito que as exportações podem totalizar entre 20-21 milhões de toneladas em 2012/13.

A safra totalizou 56,7 milhões de toneladas em 2011, e as exportações atingiram 22,8 milhões de toneladas em 2011/12.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet