Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Meio Ambiente

MPE apura

Empresa assegura que hidrelétrica não causará impactos à Baías de Siá Mariana e Chacororé

Foto: Reprodução/MPE

Empresa assegura que hidrelétrica não causará impactos à Baías de Siá Mariana e Chacororé
Diante da investigação sobre possíveis impactos ambientais nas Baías Siá Mariana e Chacororé, a empresa Mantovillis, responsável pelas obras de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), assegura que as futuras operações não causarão nenhum dano à região. No último mês, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE), por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cuiabá, instaurou procedimento para apurar a viabilidade da construção, executada no Rio Mutum.

Leia mais:
Impacto ambiental nas baías de Siá Mariana e Chacororé é investigado

De acordo com a Mantovillis, o projeto foi devidamente licenciado junto a todos os órgãos competentes e cumpriu com os trâmites necessários à sua aprovação. Além disso, o empreendimento está localizado em região de planalto, fora da área de abrangência do Pantanal, no Córrego Curicaca, afluente do Rio Mutum, que compreende o município de Santo Antônio de Leverger.

Sendo assim, as Baías de Siá Mariana e Chacororé, distantes 84 KM do local das obras, apresentam diferença de nível de 127 metros de altura, o que impede qualquer tipo de influência, direta ou indireta, decorrente do empreendimento. Por meio de nota, a empresa reforçou ainda que está à disposição do MPE para sanar eventuais dúvidas e prestar os devidos esclarecimentos, demonstrando tecnicamente a total ausência de impacto do empreendimento junto às Baías.

A PCH Mantovillis será instalada na região limítrofe entre os municípios de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço. A promotoria então realizou uma reunião com os moradores da região, representantes tradicionais e representantes legais e comerciais do empreendimento.

Segundo o MPE, o órgão foi informado sobre a instalação da PCH por meio de uma moradora antiga da região, que está preocupada com as consequências do barramento das águas e da vazão com relação a Baía Siá Mariana, já que o Rio Mutum é seu único tributário.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet