Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política

PLANO AGRO MAIS

Maggi sugere que empresas criem programa de compliance em evento do agronegócio

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Maggi sugere que empresas criem programa de compliance em evento do agronegócio
Fazer a coisa certa vale a pena. E é a partir desta tese que o ministro da Agricultura e Abastecimento, senador mato-grossense Blairo Maggi (PP), cobrou de mais de 70 entidades ligadas ao agronegócio brasileiro, nesta quarta-feira (3), no Centro de Convenções Ulisses Guimaraes, em Brasília. Ele crê ser essencial que os empresários do setor criarem programas de compliance – conjunto de práticas destinadas ao cumprimento de normas e regulamentos governamentais ou do próprio setor privado –, a exemplo do que foi lançado pelo Mapa, em abril passado.

Leia também:
Maggi: Governo busca solução para pagamento do Funrural retroativo
 

Maggi aproveitou a presença dos representantes do setor para anunciar que o Ministério da Agricultura vai instituir um selo de qualidade para as empresas que atenderem padrões de qualidade, baseados nos eixos de sustentabilidade, conformidade e responsabilidade social. O ministro acredita que o apoio empresarial à iniciativa do Mapa deve contribuir para fortalecer a imagem da agropecuária nacional nos mercados interno e externo e evitar fraudes contra o consumidor.
 
A reunião tinha por objetivo avaliar as ações do Plano Agro+, voltado à desburocratização e à modernização do agronegócio. O secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, coordenador do programa, informou que já foram adotadas mais de 500 medidas dentro do programa Agro+, lançado em agosto do ano passado.   
 
“Ao completar um ano de gestão do ministro Blairo Maggi à frente do Ministério da Agricultura, nada mais justo e oportuno do que fazermos uma prestação de contas aos parceiros que ajudaram a construir o plano Agro+”, observou Novacki, lembrando que muitas das demandas foram encaminhadas pelo setor produtivo ao Mapa.
 
O secretário executivo do Ministério disse ainda que além da prestação de contas, o ministro Blairo Maggi aproveitou para fazer uma provocação ao setor propondo que todos façam um programa de compliance de acordo com as regras que o Ministério vai propor.
 
Na avaliação do ministro Blairo Maggi a implementação de um programa de compliance é essencial para o setor privado. “Esses programas também são importantes para os dirigentes das empresas, porque eles terão como atestar, em caso de alguma situação excepcional, a recomendação prévia e por escrivo de regras e procedimentos. Isso pode evitar acusações e até multas pesadas. ”
 
Durante coletiva de imprensa ao final da reunião, o ministro disse ainda que o Mapa está trabalhando para normalizar a situação das carnes brasileiras nos mercados interno e externo. De acordo com ele, isso exigirá um esforço com os importadores para mostrar a qualidade e a sanidade dos produtos cárneos brasileiros. “Temos que reconquistar a confiança plena não só do mercado externo, mas também do interno. ”
 
Durante a reunião o secretário executivo do Mapa reforçou a importância de um programa do compliance e disse que a iniciativa é resultado de um aprendizado após a Operação Carne Fraca, embora o Ministério já viesse trabalhando nesse sentido.
 
“Essa é uma iniciativa que vai trazer mais transparência ao setor”, assinalou o secretário executivo.  “o Mapa atestará a adoção de boas práticas por meio de um portal de transparência e do selo que confirmará o cumprimento pelas empresas do agronegócio de rígidos padrões de sustentabilidade, conformidade e responsabilidade social”, complementou Eumar Novacki.
 
  
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet