Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Carne

Efetivação das exportações à Rússia passa pela liberação dos frigoríficos, diz Acrimat

29 Nov 2012 - 08:04

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Foto: Reprodução

Efetivação das exportações à Rússia passa pela liberação dos frigoríficos, diz Acrimat
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), em comunicado no fim desta quarta-feira, comemorou a suspensão do embargo russo à carne brasileira, anunciado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mas ponderou que a efetiva liberação dos embarques passa pelo processo de habilitar as plantas frigoríficas.

“O anúncio do  Ministério da Agricultura sobre a suspensão do embargo russo à carne brasileira é um importante passo para o restabelecimento da relação comercial entre os dois países. Contudo, a partir de agora se inicia um novo processo para a efetiva liberação dos embarques”, consta do comunicado.

A Acrimat pontua que as unidades que eram habilitadas e autorizadas a vender carne para a Rússia não estão automaticamente reabilitadas e que cada uma delas deverá solicitar sua autorização, individualmente.

Rússia suspende embargo às exportações de carnes de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande

A suspensão do embargo

A decisão da suspensão do embargo russo às exportações de carne bovina, suína e de aves de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Su foi comunicada ao Embaixador do Brasil em Moscou e ao Secretário de Defesa Agropecuária, Ênio Marques Pereira, durante encontro com o chefe do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), em Moscou, depois que a equipe russa concluiu a análise dos documentos apresentados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) sobre o serviço sanitário brasileiro.

As restrições temporárias de exportação de produtos brasileiros à Rússia foram impostas em junho de 2011. Desde então, já foram realizadas mais de 160 supervisões em estabelecimentos brasileiros exportadores do Brasil de produtos de origem animal e enviados relatórios de auditoria e planos de ação, além de mais de dez encontros com autoridades russas para tentar resolver o impasse.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet