Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Logística

fracionadas

Manual de Custo Operacional prevê parâmetros de preços ao transporte de cargas, afirma Conab

Foto: Viviane Petroli/Agro Olhar

Manual de Custo Operacional prevê parâmetros de preços ao transporte de cargas, afirma Conab
Um novo Manual de Cálculo de Custo Operacional Rodoviário foi lançado pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). O documento prevê a divulgação de parâmetros de preços de cargas fracionadas, permitindo assim às transportadoras que trabalham com este tipo transporte preços mais atrativos para participar dos leilões de frete para remoção de produtos do órgão.

O manual foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) que circulou na terça-feira, 27 de setembro.

Leia mais:
Michel Temer anuncia concessão da Ferrogão ligando Mato Grosso ao Pará

A Conab explica que o manual oferece um valor de frete como referência, com base na quilometragem a ser percorrida. O parâmetro de preço leva ainda em consideração pesquisas de mercado realizadas pela Companhia, além das tabelas de frete do segmentos e dos adicionais de frete quando aplicáveis.

A nova regra, de acordo com a Conab, surgiu a partir de estudos realizados pelo órgão sobre levantamento de custos fixos e variáveis da operação de transporte com base no veículo de distribuição de 16 toneladas, relacionando desta maneira a produtividade do veículo e demais pontos necessário, o que inclui a margem de lucro da atividade.

“Essa inovação aumenta a atratividade para as contratações de transporte de cargas menores pela Companhia”, afirma o superintendente de Logística Operacional da Conab, Rafael Bueno.

O manual permite, ainda, segundo o superintendente de Logística Operacional da Conab, que operações como a remoção de produtos beneficiados alcancem um preço melhor. As contratações de frete pela Conab ocorrem por meio de leilões públicos intermediados por bolsas de mercadorias.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet