Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Capacitação

manter status

Veterinários são capacitados para monitorar Peste Suína Clássica

Foto: GCOM-MT

Veterinários são capacitados para monitorar Peste Suína Clássica
Vinte médicos veterinários de Mato Grosso passam por treinamento para a realização do Inquérito Soro-Epidemiológico para Peste Suína Clássica (PSC). O Estado recebeu o reconhecimento de 'zona livre da peste suína clássica' da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no mês de maio.

Os profissionais são médicos veterinários das regionais do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) de Juína, Cáceres e Pontes e Lacerda.

O treinamento, segundo o Indea, consiste em informações teóricas, além de conteúdo prático envolvendo a coleta de material sorológico.

Leia mais:
Indea e Acrismat farão testes de sorologia em suínos de 320 propriedades em Mato Grosso

A capacitação dos profissionais integra um conjunto de ações para que Mato Grosso mantenha o seu status de zona livre da Peste Suína Clássica. Mato Grosso recebeu o reconhecimento de 'zona livre da peste suína clássica' da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) no mês de maio e em julho do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Mato Grosso é o quinto maior produtor de suínos do Brasil. No Estado são gerados na suinocultura 3.505 empregos diretos e 10.515 indiretos, de acordo com a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat). Ao todo são 416 granjas comerciais espalhadas em 33.678 propriedades cadastradas no Estado. O plantel suíno do Estado conta com 1,5 milhão de cabeças, dos quais 138 mil são matrizes.

Conforme o Indea, uma das ações que visam manter o Estado como zona livre da doença é o monitoramento dos criadouros de subsistência, ou seja, de propriedades que criam suínos para o próprio consumo.

“Visa a atualização de conteúdos para a manutenção do status, uma vez que Mato Grosso é considerado livre internacionalmente da PSC desde 1998”, explica a médica veterinária Daniela Schettino.

Testes

No início de agosto o Indea e a Acrismat anunciaram a realização de testes de sorologia de 320 propriedades de suínos em Mato Grosso. As propriedades estão localizadas em 107 municípios e a perspectiva é que sejam colhidas e analisadas 1,8 mil amostras.

O teste é obrigatório e servirá para manter Mato Grosso na condição de estado livre da Peste Suína Clássica (PSC).

Como o Agro Olhar já comentou, para a realização dos testes nos animais, kits para coleta de material foram doados pela Associação dos Criadores de Suínos (Acrismat) e pelo Fundo Emergencial de Saúde Animal (Fesa). Pela Associação foram doados todo o material laboratorial para a realização das coletas, enquanto pelo Fesa 40 kits com centrífugas de sorologia.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet