Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

ABIEC promove ações para ampliar negócios e fortalecer relacionamento com mercado árabe

Com a finalidade de ampliar sua presença no mercado árabe, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) realiza, neste mês de fevereiro, ações para promoção da carne bovina brasileira nos Emirados Árabes Unidos (EAU) e na Arábia Saudita. As ações brasileiras contam com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira da ABIEC no projeto Brazilian Beef.

A programação tem início com a presença na Gulfood, uma das maiores e mais importantes feiras de alimentos e bebidas do mundo, que acontece em Dubai (EAU), entre os dias 21 e 25 de fevereiro.

A ABIEC e 18 empresas associadas – Astra, Agra, Barra Mansa, Cooperfrigu, Frialto, Frigol, Frigosul, Frisa, Iguatemi, JBS, Mafripar, Mataboi, Marfrig, Minerva, Mondelli, Oderich, Plena e Xinguara – estarão presentes no evento para promoção e divulgação da carne bovina brasileira. Para o tradicional churrasco, realizado dentro do estande brasileiro, a ABIEC levará 350 quilos de carne, entre filé mignon, filé de costela e picanha, que serão servidos para os visitantes do espaço.

A novidade neste ano será a realização de um evento especial, o Celebrating Gourmet Brazilian Beef, em que três chefes vão preparar pratos inspirados nas cozinhas brasileira, libanesa e africana, utilizando a carne bovina brasileira. O evento, que acontecerá no dia 24 de fevereiro, no hotel The Palace, em Dubai, é promovido em parceria com a Associação Brasileira de Angus, e contará com a presença de jornalistas, chefes de cozinha e mídia especializada.

“Este evento é parte do projeto Brazilian Beef, uma parceria com a Apex-Brasil, e integra nossas ações de promoção da carne gourmet brasileira, que tem como finalidade divulgar a qualidade do nosso produto”, afirma Fernando Sampaio, diretor-executivo da ABIEC.

Já na Arábia Saudita, a ABIEC promoverá um churrasco na residência do embaixador brasileiro para 250 convidados, em Riade. O objetivo é comemorar a reabertura do mercado saudita para a carne bovina brasileira, além de estreitar o relacionamento entre importadores e autoridades e exportadores brasileiros. Na ocasião, serão servidos 150 quilos de carne, entre picanha, filé de costela e filé mignon.

Mercado árabe

Em 2015, as exportações de carne bovina brasileira para os países árabes atingiram faturamento de US$ 1,4 bilhão, o equivalente a 24% do total exportado no ano. Somente os Emirados Árabes Unidos (EAU) importaram do Brasil, em 2015, 18 mil toneladas de carne bovina, gerando faturamento de US$ 84 milhões. “Esse é um mercado com grande potencial: os EAU, país formado por uma confederação de monarquias árabes, consome anualmente 108 mil toneladas de carne (85% são importadas), com expectativa de aumentar o consumo em até 8% até 2019. Já a Arábia Saudita, que recentemente suspendeu embargo à carne bovina brasileira, traz a possibilidade em curto prazo para o Brasil de exportar 40 mil toneladas de carne, com incremento de US$ 160 milhões no faturamento anual”, destaca Antônio Jorge Camardelli, presidente da ABIEC.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet