Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Geral

Programa coloca Noroeste no mapa gaúcho da produção de ovos

O setor de postura do Rio Grande do Sul, concentrado nas regiões Nordeste e Norte, começa a se dinamizar no Noroeste, onde, historicamente não há produção expressiva de ovos de galinha. Motivados pelo Programa de Agroindústria Familiar - Selo Sabor Gaúcho, do Governo do Estado, agricultores familiares investem na atividade, em busca de mercados locais e institucionais, como o Programa de Alimentação Escolar (Pnae).

Em Redentora, o casal Marli e Orides da Silva inaugurou no segundo semestre deste ano a Agroindústria dos Açudes, a primeira agroindústria de entreposto de ovos de galinha a operar no município com aprovação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O ingresso dos Silva no novo ramo de atividade exigiu assistência técnica da Emater/RS-Ascar e da prefeitura, especialmente, na elaboração do Plano Operativo, que contém especificações sobre a altura das gaiolas, a qualidade da água para os animais, entre outros detalhes exigidos pelo serviço de inspeção.

Atualmente, o casal aguarda da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) o envio do Certificado de Inclusão no Programa. O documento é uma espécie de prêmio para os Silva, pois atesta que a Agroindústria dos Açudes possui o alvará sanitário e a licença ambiental. "A parceria entre Emater, prefeitura e agricultor soma conhecimento", disse o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, André Rodrigues da Silva.

O apoio às agroindústrias, na opinião do técnico da Emater/RS-Ascar, é uma estratégia acertada, pois "o dinheiro gerado por elas irá circular no comércio local". Atualmente, Redentora está entre os dez municípios com maior proporção de habitantes em situação de extrema pobreza - aproximadamente 23% do total, segundo a Fundação de Economia e Estatística (FEE).

Agroindústria dos Açudes

Com 700 aves de postura acomodadas em gaiolas, a produção diária de ovos da agroindústria é de 50 dúzias. "Cada ave coloca um ovo por dia", destacou Marli. O alimento rico em proteína é vendido ao preço de R$ 2,30 a R$ 2,50 a dúzia para restaurantes, supermercados e ao Governo Federal, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet