Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Criação da carne de pirarucu ganha destaque no mercado

Na região metropolitana de São Paulo, um japonês radicado no Brasil desde a década de 1980 se tornou pioneiro no mercado da criação da carne de pirarucu fora dos rios da Amazônia. O crescimento rápido é a principal característica do peixe, considerado o maior de escamas de água doce do planeta, que pode ultrapassar dois metros de comprimento.

O piscicultor Tatsuro Kounoike começou a criação da espécie há 15 anos. Tudo começou através de um amigo que criava dois peixes de 50 quilos em um lago de seis metros. Aproveitando o conhecimento da piscicultura que trouxe do Japão e muitas pesquisas, ele apostou no novo negócio junto com a família.

A criação de pirarucu está ajudando no desenvolvimento de outras atividades. A família está testando o lodo das piscinas, que contém os dejetos dos peixes, como adubo. Nas culturas que recebem o lodo, o resultado é um crescimento maior e mais rápido.

O milho que recebeu o adubo está bem mais alto do que os outros, assim como as mudas de castanhas japonesas e as hortaliças. Kounoike quer fazer integração da piscicultura e fruticultura de forma autosustentável. O pirarucu não é um peixe de águas frias, então a opção foi cobrir os criadouros com estufas e assim dar qualidade ao produto final. Quando começou a venda do peixe, o piscicultor não imaginava que a atividade fosse tão vantajosa.

— A primeira vantagem é o crescimento, que é muito rápido. Depois está a conversão da alimentação, o quanto que ele comeu e o quanto que ele cresceu. No nosso caso, com menos de dois quilos de ração vai sair um quilo de carne da fazenda. Outra vantagem é que em lugar fechado eles crescem mais — afirma o produtor.

O quilo do pirarucu com a cabeça e limpo, sai por R$ 25,00. A produção de Kounoike abastece restaurantes sofisticados de São Paulo. A carne branca, sem cheiro forte e de sabor levemente adocicado, caiu no gosto dos chefs de cozinha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet