Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

SISTEMA COOPERADO

Setor cooperativista ganhará Câmara Setorial no Ministério da Agricultura

O setor cooperativista ganhará uma Câmara Temática Setorial, espaço constituído pela cadeia produtiva e seus representantes como órgãos e entidades, públicas e privadas. O espaço tratará de temas que perpassam todos os setores produtivos, desde a infraestrutura, até o abastecimento e a logística. A instalação da Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário será no dia 28 de novembro, com a presença do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, durante cerimônia, na sede do ministério, em Brasília.

A medida atende a uma demanda do setor e vai auxiliar na proposição, no apoio e no acompanhamento de ações para o desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. A necessidade da criação da Câmara Temática do Cooperativismo Agropecuário foi identificada em reunião do Grupo de Trabalho para Construção de Ações Conjuntas do Ano Internacional das Cooperativas, coordenada pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo (Denacoop), no início deste ano.

“O Mapa há mais de 100 anos trabalha com o cooperativismo e, com o crescimento do segmento, precisávamos hierarquizar as informações e necessidades dessa cadeia produtiva. A instalação da Câmara é uma forma de apoio e fortalecimento do cooperativismo no País”, destacou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha.

Entre as vantagens da existência das Câmaras Setoriais e Temáticas a proposição de ações e políticas, favorecendo o desenvolvimento equilibrado do setor e da sociedade no médio e longo prazo; solução de conflitos por meio da negociação, cooperação e construção do consenso possível entre as partes; melhor estruturação dos diferentes elos das cadeias produtivas e comerciais; maior eficácia das negociações internas e internacionais; diálogo organizado entre o setor privado e o setor público; harmonização e grande aproximação de interesses públicos e privados; além da valorização do agronegócio e de seus componentes perante a sociedade.

“A instalação da Câmara constitui um dos marcos da política de cooperativismo desenvolvida no Denacoop/SDC que ampara o anseio de diversos segmentos e lideranças do setor cooperativista agropecuário”, afirmou o diretor do Denacoop, Erikson Chandoha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet