Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Programa qualifica mais de 300 pessoas em gestão socioambiental

O programa Soja Plus qualificou somente neste ano 317 pessoas ligadas à atividade agrícola em Mato Grosso. Deste total, 283 são associados à Aprosoja, que representam 252 propriedades rurais. A partir do curso Qualidade de Vida no Trabalho, estes produtores puderam aplicar as noções de gestão socioambiental e melhorar continuamente a produção de soja. De acordo com o gerente de Planejamento da Aprosoja, Cid Sanches, até abril do próximo ano, aproximadamente 400 propriedades farão parte do programa.

Depois da qualificação dos produtores rurais, os supervisores de projeto da Aprosoja retornam às propriedades. Eles fazem um check list, verificando o que está em conformidade com a legislação e o que precisa ser melhorado. Ao final do dia, afixam as placas nos locais que estão apropriados e o proprietário da fazenda realiza os ajustes necessários no decorrer do próximo ano. “Só depois deste trabalho é que poderemos medir a evolução das propriedades em relação às adequações”, explicou Cid Sanches.

Vinte e quatro cursos sobre Qualidade de Vida no Trabalho foram realizados em 20 municípios, todos ministrados por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). O Soja Plus pretende, entre as suas ações, capacitar o produtor rural por meio destes cursos, e promover o monitoramento das melhores práticas agrícolas nas propriedades.

O programa não é uma certificação e nem tem custo para o produtor. Tem como meta se tornar o maior programa de gestão de propriedades rurais do país, preparando o produtor para atender as demandas de forma mais sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental. Além da Aprosoja, participam do desenvolvimento do projeto a Abiove, a Anec, o Instituto Ares, a Famato, o Senar/MT, Embrapa, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Instituto Algodão Social (IAS).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet