Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

Pesquisador da Embrapa ganha prêmio da TWAS

O pesquisador Luciano Paulino da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, uma das 47 unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, foi agraciado com o prêmio Jovem Cientista 2012 da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS) na área de "Biologia e Ciências Médicas". Luciano foi selecionado pelo Conselho Executivo do Escritório Regional da TWAS para a América Latina e Caribe (TWAS-ROLAC, sigla em inglês) entre 16 candidatos. O prêmio foi entregue no dia 6 de novembro durante a conferência da TWAS-ROLAC - Avanços e Perspectivas da Ciência no Brasil, América Latina e Caribe, na Academia Brasileira de Ciências, no Rio de Janeiro, RJ.

A TWAS é uma organização internacional autônoma, com sede em Trieste, na Itália, que promove a capacitação e a excelência científica em países em desenvolvimento. Criada em 1983, a Academia é uma das mais importantes instituições associadas à Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), e reúne em seus quadros os melhores cientistas desses países – Índia, Brasil, China, África do Sul, entre outros. Hoje, conta com mais de 700 membros, escolhidos entre os cientistas que mais se destacam no mundo, representando cerca de 70 países.

Um dos principais objetivos da TWAS é reconhecer e apoiar jovens cientistas nos países em desenvolvimento por suas contribuições para o avanço da ciência, medidas em termos de número e impacto dos trabalhos de pesquisa publicados em revistas científicas reconhecidas internacionalmente. Os candidatos ao prêmio TWAS-ROLAC devem ter até 40 anos de idade, possuir pelo menos um título de mestre, ter um bom histórico de publicações de pesquisa em revistas reconhecidas internacionalmente, viver e trabalhar no país pelo qual concorre.

Conheça melhor o agraciado

Luciano Paulino da Silva é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, com doutorado em Biologia Animal pela mesma Universidade. É pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, onde atua na área de nanobiotecnologia, realizando estudos voltados para a bioprospecção, desenvolvimento e avaliação de nanodispositivos para aplicações biotecnológicas, incluindo ensaios de atividade biológica in vitro, ex vivo, in situ e in vivo. Em 2007, foi eleito Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o quinquênio 2007-2012. Atua também como assessor ad hoc de periódicos de circulação internacional, agências de fomento e bancas examinadoras, além de orientar e supervisionar pessoas em todos os níveis de formação acadêmica.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet