Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Geral

São José do Rio Preto recebe maior evento de heveicultura do país

Com o intuito de difundir informações de qualidade sobre heveicultura e borracha natural; criar um ambiente de troca de informações e experiências entre produtores, técnicos e pesquisadores, e promover a cultura da seringueira visando o aumento da área plantada, a Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor) e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SAA/SP), promovem nos dias 22 e 23 de novembro, em São José do Rio Preto-SP, o VIII Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista, o maior evento da cadeia produtiva da borracha natural no Brasil.

O evento bienal, realizado desde 1998, é fruto de uma parceria entre a Apabor e a SAA/SP. A necessidade de se aumentar a produção brasileira da commodity foi a motivação para a criação do Ciclo, hoje considerado uma referência em eventos do setor.

Direcionado a heveicultores, agricultores em geral, técnicos, engenheiros agrônomos e florestais, pesquisadores, empresários e estudantes, o encontro terá uma programação variada, que contempla todas as etapas da produção, desde o plantio até a extração do látex. Entre os palestrantes convidados está Stephen Evans, secretário-geral do Grupo Internacional de Estudos da Borracha (ISRG) de Cingapura, organismo referência quando o tema é economia e mercado da borracha.

“O Ciclo de Palestras é uma oportunidade para todos os envolvidos na cadeia produtiva reciclarem seus conhecimentos e trocarem experiências sobre a cultura, considerada uma das mais rentáveis e mais promissoras. A missão da Apabor é promover a expansão da heveicultura, e este evento reafirma o nosso trabalho”, afirma Wanderley José Cassiano Sant’Anna, presidente da associação.

Além das palestras, os mais de 500 visitantes esperados terão à disposição estandes das empresas Hevea-Tec, Braslatex, QR Quirino Borrachas, Polifer, Citrosol, NB Noroeste Borracha, Pirelli, Michelin, Agrofito, Serimac, Rio Alta, Mecprec, Bom Plástico e Borbras.

A região de São José do Rio Preto é sede do Ciclo por ser uma das maiores produtoras de borracha do país. De acordo com dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA/SP) são 23,3 mil hectares sob o cultivo de seringueira, sendo 11,3 mil em produção. A produção total em 2011 atingiu o montante de 22,3 mil toneladas. A região representa 14% da produção nacional e 25% da produção no Estado.

No Estado de São Paulo a área plantada é de 80 mil hectares, enquanto a área colhida é de 44,9 mil hectares. A produção em 2011 somou 83,5 mil toneladas de borracha natural. A produtividade média anual do Estado é de 1.752 kg de borracha seca por hectare, enquanto a média nacional, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 1.219 kg de borracha seca por hectare.

Confira a programação completa do Ciclo de Palestras sobre a Heveicultura Paulista no site
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet