Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Ecologia

Frangos: em junho, o menor número de cabeças dos últimos oito meses

Com a disponibilização dos números relativos à produção de pintos de corte de maio de 2015, fecha-se o ciclo da produção de frangos no 1º semestre do corrente exercício. Ao menos em termos do número de cabeças que foram levadas ao abate diariamente no decorrer do período.

Para este cálculo foram considerados três fatores distintos partindo-se do alojamento médio diário de pintos de corte. Primeiro, viabilidade nacional de 96% dos pintos alojados; segundo, abate aos 42 dias de idade (seis semanas); e, terceiro, realização dos abates de segunda a sábado, excetuados (além dos domingos) os feriados mais importantes.

O resultado, sintetizado no gráfico abaixo mostra – no tocante à disponibilidade de 2015 – que em junho passado o volume diário de frangos levados ao abate foi o menor do ano, ou seja, apresentou recuo maior em relação ao trimestre março-maio e registrou ligeira queda em relação ao bimestre janeiro-fevereiro.

Já na comparação com 2014, o número de cabeças disponíveis em junho último foi significativamente menor que o do mesmo mês do ano passado. Notar, neste caso, que foram considerados, para junho de 2014, um total de 24 dias de abate (30 dias, menos cinco domingos e feriado de Corpus Christi). Mas, então, começava por aqui o Campeonato Mundial de Futebol, evento que reduziu o número de dias “trabalhados” no mês. Dessa forma, os abates diários do período podem ter sido ainda maiores que os apontados no gráfico.

Mas o que importa, no momento, é que o número de cabeças disponíveis para abate em junho de 2015 foi o menor dos últimos oito meses, ou seja, desde novembro de 2014. E isso, juntamente com as exportações recordes, é que deu sustentação à valorização do produto no fechamento do semestre.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet